![]()  | 
| Foto: Ronaldo de Andrade Inácio | 
Em dezembro do ano passado (2010) a Prefeitura anunciou a recuperação de 15 decks e píeres estruturados em peças de madeira, na orla da cidade. Para a obra, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos deveria gastar algo em torno de 1,4 milhões de reais. O anúncio foi de que a obra deveria começar em janeiro de 2011.
Em 10 de fevereiro a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos anunciava o início das obras do projeto de recuperação dos píeres da cidade com a recuperação do deck da Praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. Ao todo, o programa recuperará ou substituirá 3.360 metros quadrados de decks e píeres, além da recuperação de 35 metros quadrados de estruturas de concreto e pintura de área de 6.550 metros quadrados. A execução dos  serviços na orla da cidade deverá ser feita em 180 dias.
Esta semana chegou a vez do pier da Pedra de Guaratiba. Pelo menos foi plantado no local um cartaz indicando o projeto. No site da Prefeitura ainda não existe indicação de início das obras, entretanto os pedidos e sugestões não param de chegar e o Portal os encaminhará à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos.
Há vários ítens indicados pelos moradores que precisam de reforma:
1. Os castelos d´agua dos cataventos estão enferrujados e furados, não armazenando água para os chuveiros.
2. Os chuveiros como não são de plástico como os da Praia da Brisa, enferrujaram. Alguns foram quebrados e outros arrancados, pois estavam pondo em risco a integridade dos usuários.
3. As lixeiras são de plástico e foram incendiadas por vândalos. Os moradores sugerem que sejam de metal.
4. Grande parte do madeirame, inclusive a cerca, foi arrancada por vândalos para conserto de barco e precisam ser recolocados.
5. Além do madeirame, em alguns pontos os parafusos também foram retirados.
6. Foi sugerida ainda, a troca das lâmpadas baixas dos postes das passarelas do pier por único poste central com base de concreto, situado ao centro de cada passarela, alto, como os das extremidades, com holofotes direcionados aos dois lados da passarela. Essa medida além de proporcionar economia, evitaria a destruição que hoje ocorre por vandalismo. Os postes como estão, são quebrados e arrancados de sua base para que na escuridão, possa ser facilitada a prática de sexo, uso de drogas e mesmo roubos. Os postes altos existentes nas bases dos dois piers ali estão até hoje, cumprindo seu objetivo sem possibilidade de serem vilipendiados por marginais.
O vandalismo praticado no pier da Pedra de Guaratiba ocorreu por falta de segurança no local. Já foi solicitado à Prefeitura homens da Guarda Municipal para preservar esse patrimônio e manter a ordem, pelo menos durante o dia. Apesar de várias solicitações efetuadas pela população nesses últimos anos, a resposta sempre apresentada é de que a guarda municipal está com falta de efetivo para suprir a necessidade de Pedra de Guaratiba.
Artigo retirado na ínterga do Portal Guaratiba

Nenhum comentário:
Postar um comentário